Serviços

Colchão de Concreto

O Colchão de concreto é formado por uma forma geotêxtil tecido composta de duas camadas, interligadas por fios espaçadores que definem sua espessura final. O colchão de concreto é preenchido com argamassas especiais fluidas que, por suas características coloidais, podem ser injetadas embaixo d’água sem prejuízo às principais características de concreto e argamassas, atingindo resistência entre 15 Mpa a 25 Mpa.

Argamassa coloidal

É uma argamassa especial de cimento e areia, no traço em volume de 1: 2,5 com fator água cimento em torno de 0,6 que, pelo processo de mistura em moinhos de alta rotação, adquire a propriedade coloidal, podendo portanto ser injetada dentro d’água, sem desagregar e sem alterar o fator água cimento, adquirindo resistência média entre 15 Mpa e 25 Mpa, para atender a demanda específica de cada projeto

Entre suas principais utilizações temos:

  • Canalização de rios e canais;
  • Proteção de taludes submersos;
  • Proteção de taludes contra erosão;
  • Lastreamento e proteção mecânica e calçamento de dutos submersos.

As formas são desenvolvidas especialmente para cada tipo de obra, sendo a sua versatilidade de modelos e variedades de espessuras, que vão de 8 a 56 cm, uma de suas principais características.

Utilizamos em nossos serviços no sistema de colchão de concreto formas sintéticas dos principais fabricantes mundiais, customizadas por especialistas de acordo com as necessidades de cada obra.

O colchão de concreto pela sua versatilidade de adaptação em geometrias diversas, tem sido utilizado como solução de engenharia também para:

  • Recuperação de canais de irrigação;
  • Canalização de rio em locais de solos de baixa resistência, tais como argila mole;
  • Recuperação de canais em carga, onde não se pode impedir a presença d’água;
  • Revestimento de fundo em canais de seção mista afogada;
  • Controle de erosão de margens de rios, canais e lagos;
  • Revestimento de canais.

Equipamentos de preparo e bombeio de argamassa coloidal

Disponibilizamos central própria de preparo e injeção de argamassa coloidal com pessoal treinado e habilitado para operar nossos equipamentos, sem dependência de fornecimento de concreto por terceiros, que podem ser facilmente instalados e posteriormente operados nas mais diversas situações de obra, com capacidade de injeção de até 6,00 m³ por hora em até 200 m de distância horizontal do ponto de trabalho, facilmente instalados em locais de difícil acesso, margens de rios, pequenas embarcações etc.

Proteção Costeira – Enrocamento Sintético

Denominamos enrocamento sintético o processo de injeção de formas têxteis com argamassas ou concretos especiais para substituição do enrocamento convencional com a utilização de pedras, evitando dessa forma o trânsito de caminhões e equipamentos pesados em áreas urbanas e locais de difícil acesso, como: condomínios, encostas e praias urbanizadas.

Uma importante característica a ser destacada é a possibilidade de se moldar “in loco” com a maior diversidade de formatos e pesos, blocos ou bags que, devido ao seu posicionamento, dissipam a energia das ondas, garantindo assim a estabilidade do molhe diante do impacto das maiores ondas existentes em nosso litoral.

Argamassa coloidal

É uma argamassa especial de cimento e areia, no traço 1: 2,5 com fator água cimento em torno de 0,6 que, pelo processo de mistura em moinhos de alta rotação, adquire a propriedade coloidal, podendo portanto ser injetada dentro d’água, sem desagregar e sem alterar o fator água cimento, adquirindo resistência média entre 15 Mpa e 25 Mpa, para atender a demanda específica de cada projeto.

O enrocamento sintético composto de formas sintéticas (tecido) preenchidos com argamassa COLOIDAL, não oferece na sua execução riscos ambientais, além da sua velocidade de execução proporcionar um baixo nível de interferência no local de obra.

Suas principais aplicações são:

  • Construções de molhes;
  • Recuperação de guias correntes;
  • Proteção costeira;
  • Proteção de equipamentos marítimos.

As bolsas têxteis também podem ser utilizadas na recuperação de cais e piers que se encontram em processos acelerados de erosão, com perda de material da retro área. As formas serão pré-fabricadas de acordo com o projeto específico, injetadas com argamassa especial coloidal, proporcionando o fechamento das cavernas e fendas interrompendo a fuga de materiais e recuperação da estrutura.

Podem ser produzidas seções mistas completando o núcleo com materiais diversos e, dessa forma, sem perda de estabilidade ou durabilidade, alcançar uma considerável economia de concreto ou argamassas injetadas no seu preenchimento.

Em regiões com dificuldade de oferta de rochas, conseguimos desenvolver projetos de molhes ou guia corrente com grande competitividade orçamentária.

As formas sintéticas para proteção costeira e proteção de margens também oferecem uma alternativa economicamente viável e aparentemente natural ao concreto e à pedra. Elas podem ser preenchidas com materiais de origem local, como a areia, eliminando assim a necessidade de grandes volumes de pedra na obra. Da mesma forma, os volumes de transporte que geram elevados custos e significativos impactos ambientais também são muito reduzidos.

Equipamentos de preparo e bombeio de argamassa coloidal

Disponibilizamos central própria de preparo e injeção de argamassa coloidal com pessoal treinado e habilitado para operar nossos equipamentos, sem dependência de fornecimento de concreto por terceiros, que podem ser facilmente instalados e posteriormente operados, nas mais diversas situações de obra, com capacidade de injeção em até 6,00 m³ por hora com até 200 m de distância horizontal do ponto de trabalho, facilmente adaptados a diversas situações de obra onde o acesso de caminhões de concreto se torna difícil como: praias, margens de rios, pequenas embarcações, entre outros.

Calçamento de dutos – Free Span – Grout bags

O corpo técnico da GALBEG GROUTING já executou mais de 1.500 suportes submersos (Grout bags) para vãos livres (free span) em oleodutos, gasodutos e cabos submarinos em todo território nacional.

Nossas principais atividades em dutos submersos são:

  • Suporte de vãos livres (free span);
  • Lastreamento e proteção mecânica,;
  • Calçamento e proteção de estruturas submersas;
  • Proteção contra seabed scour.

Desenvolvemos formas especiais para calçamento em áreas de SAND WAVES e solos de baixo suporte, como argila orgânica.

Atuamos em todo o território nacional, com maior destaque na Bacia de Campos, em profundidades de 50 a 600m, além de grande atuação nas Bacias do Rio Grande do Norte e Ceará, assim como nos principais rios da Amazônia.

Projetamos e desenvolvemos formas sintéticas especiais para serem usadas pelo mergulho raso ou saturado, proporcionando uma melhor otimização do tempo de fundo, assim como evitando desperdício de material injetado.

Atuamos também com unidades móveis em todo Brasil, nas principais travessias de dutos em rios, tais como: GASBEL, OSBRA, Gasoduto Coari-Manaus, OSPAR 34, entre outros.

Argamassa coloidal

É uma argamassa especial de cimento e areia, no traço 1: 2,5 com fator água cimento em torno de 0,6 que, pelo processo de mistura em moinhos de alta rotação, adquire a propriedade coloidal, podendo portanto ser injetada dentro d’água, sem desagregar e sem alterar o fator água cimento, adquirindo resistência média entre 15 Mpa e 25 Mpa, para atender a demanda específica de cada projeto.

Equipamentos de preparo e bombeio de argamassa coloidal

Utilizamos equipamentos compactos próprios de preparo e injeção de argamassa coloidal, com pessoal treinado e habilitado para operá-los, sem dependência de fornecimento de concreto por terceiros Nossas centrais de argamassa podem ser facilmente instaladas e posteriormente operadas nas mais diversas situações de obra, com capacidade de injeção em até 6,00 m³ por hora e 200 m de distância horizontal do ponto de trabalho ou em profundidas variadas no mar.

As centrais de argamassa são facilmente instaladas e adaptados a embarcações de mergulho, balsas, plataformas ou pequenas embarcações.

A GALBEG Grouting está habilitada a fazer instalações de Grout bags com uso ROVs.

PRE-FILLED GROUT

Os PRE-FILLED GROUT BAGS da GALBEG GROUTING foram desenvolvidos baseados em demanda da PETROBRÁS para o campos com lâmina d’água entre 95 e 135 m, em conexão com o gasoduto ROTA 2, onde foram fornecidas mais de 80 unidades.

Posteriormente atuamos no campos em águas ultra profundas na área do Pré-sal, com mais de 100 unidades fornecidas, em diversas fases.

Estamos atuando no fornecimento para instalações, também em áreas ultra profundas, com fornecimento de 60 unidades, com alturas variando entre 300 mm e 700 mm.

Os PRE-FILLED GROUT BAGS produzidos pela Galbeg Grouting são uma solução definitiva para calçamento de dutos submersos, totalmente operados por ROV em qualquer profundidade. Nossos suportes foram instalados em profundidades que variam de 400 m até 2300 m de lâmina d’água.

O processo de produção dos pre-filled grout bags apresenta uma metodologia simples e relativamente rápida de execução. As dimensões dos pre-filled grout bags são customizadas para cada projeto, atendendo principalmente a altura desejada para o calçamento, além de peso para manipulação por ROV.

A “mistura” que inclui basicamente cimento e areia industrial, acrescida de aditivos especiais em sua composição, que após processada é inserida nos pre-filled grout bag, onde conseguimos um retardamento do processo de cura, que possibilita um armazenamento mais prolongado e, assim, a manipulação submersa por ROV, sem endurecimento imediato, permitindo sua instalação em condições muito especiais.

Os bags são preenchidos com uma mistura de cimento/areia industrial em uma proporção que atinja os seguintes tempos de endurecimento:

  • 4 horas (@min)
  • 48 horas (@max)
  • Fck – resistência a compressão adequada

Os valores acima são dimensionados de acordo com cada projeto, de forma que conseguimos obter tanto um tempo mínimo de cura (inferiores ou superiores), assim como para o tempo máximo de cura.

Inúmeros testes foram realizados para comprovação dos tempos mínimos e máximos de cura, assim como de resistência a compressão. Esses testes foram realizados por laboratório de concreto certificado para comprovação de resultados obtidos.

Os pre-filled grout bags passam por um processo de equalização com as pressões exteriores durante o percurso de descida e instalação, para o ponto de calçamento, devido a penetração por percolação da água do mar na mistura e, ao mesmo tempo obtendo uma resistência a compressão (Fck) para atender aos pré-requisitos de projeto.

Os pre-filled grout bags podem ser instalados um por vez ou empilhados dentro de formas especiais, para atingir maiores gaps. Os pre-filled grout bags têm suas dimensões customizadas, especialmente para cada projeto e confeccionados com alças especiais certificadas para transporte e manipulação por ROV, também podem ter sua altura de calçamento modificada facilmente na embarcação.

Em locais com solos de baixa resistência, bases para o pre-filled grout bags podem ser desenvolvidas para evitar recalques dos calços no leito marinho.

Qualidade

Todos os pre-filled grout bags são dotados de alças certificadas e são produzidos com proteção UV. A vida útil de um pre-filled grout bag é indefinida, sendo similar a dos produtos de concreto.

Os pre-filled grout bags são fornecidos com relatórios de controle de qualidade, onde são especificados: peso final, peso submerso, dimensões reais e características específicas do produto.

No final do processo um Databook reunindo as principais informações é fornecido.

Bibliografia

  • ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo e controle
  • NBR NM9 – Determinação do tempo de cura por meio de resistência penetração.
  • NBR 7680 (adaptado) – Extração e preparo de ensaio a resistência a compressão axial e análise de testemunhos em placa moldada (pre-filled bag)
  • Ensaio de agregado miúdo (areia lavada)
  • NBR – NM 248 – determinação de composição granulométrica
  • NBR – 7218 – Determinação do teor de argila em torrões de materiais friáveis

Mantas de Concreto (Concrete mattress)

SISTEMA DE COLCHÃO DE CONCRETO FLXMAT™

Representamos no Brasil o FLXMAT™ CONCRETE MATTRESS SYSTEM

FLXMAT™ com atuação nos principais países do mundo, com serviços prestados para as principais empresas dos setores de óleo e gás, e geração de energias renováveis, Telecom, portos e Indústrias costeiras.

Suas principais aplicações são:

  • Cruzamentos de dutos submersos;
  • Controle de erosão;
  • Proteção contra queda de objetos;
  • Proteção de cabos submarinos;
  • Colchões de proteção catódica.

O colchão de concreto FLXMAT™ compreende uma matriz de blocos de concreto interconectados moldados usando moldes de plástico (conchas) para criar o design exclusivo do colchão necessário.

Produzimos formas com alturas variadas entre 100 mm e 900 mm que podem ser combinadas, oferecendo dessa forma diversas opções de peso final do colchão de concreto.

O FLXMAT™ padrão retém os invólucros de plástico. O colchão de concreto acabado é coberto por uma concha de plástico protetora de 3mm.

O novo FLXMAT™ RAW 2018 oferece o colchão de concreto FLXMAT exclusivo com as cascas de plástico removidas.

O desenvolvimento do produto FLXMAT é o resultado de 18 anos de experiência contínua em campo.

Dispomos no Brasil de frame de instalação para concrete mattress, habilitado para lançamento de até duas mantas simultaneamente, com capacidade de até 30 ton.

Visite o site www.flxmat.com para conhecer um pouco mais sobre o sistema FLXMAT™ de colchões de concreto pré-moldados.

Dispomos no Brasil de frame de instalação para concrete mattress, operado por ROV, habilitado para lançamento de até duas mantas simultaneamente, com capacidade de até 30 ton.

Sleeper Offshore

Fabricação e fornecimento de sleepers pré-fabricados de concreto armado e protendido.

Sleepers de concreto armado e/ou protendido (dormentes de concreto) são estruturas pré- fabricadas destinadas a suportar dutos submarinos, com aplicação em diversas situações offshore, como:

  • calçamento de dutos;
  • combate à flambagem lateral;
  • situações de travessias e/ou cruzamentos de dutos.

Os sleepers são projetados e fabricados de acordo  com os parâmetros abaixo e outros definidos em  cada projeto, como:

  • Concreto Fck ≥ 50 MPa
  • Dimensões: largura da base, altura e espessura
  • Cobrimento da armadura = 5,0 cm
  • Taxa de aço: a definir no projeto estrutural
  • Anodo de sacrifício (acessórios retardadores de corrosão).
  • Impermeabilidade do concreto e pinturas especiais

Estudo Preliminar – Sleeper 30 metros em módulos Pré-Fabricados de Concreto

Estudo Preliminar – Sleeper in Loco 30 metros

Estudo Preliminar – Sleeper 15 metros

Etapas da segunda fase de concretagem e protensão da peça pré-fabricada fornecida em módulos

  • Alinhamento dos módulos com topografia
  • Montagem da armadura e passagem da bainha metálica
  • Concretagem dos trechos ligando os módulos
  • Cura e desforma
  • Passagem das cordoalhas
  • Protensão
  • Corte dos cabos, fechamento da cabeceira e injeção

Informações Necessárias

  • Taxa de compressão do solo
  • Carga concentrada/Pontual
  • Plano de Içamento

Laudo de Conformidade do Neopreme

Empresa fornecedora: Maurer Neoprex

1. Ensaios Realizados . Ensaios foram realizados de acordo com seguintes normas.
1.1 Tração, ASTM
1.2 Dureza Shore A, NBR 7318.
1.3 Envelhecimento Acelerado em Estufa, ASTM D573
1.4 Deformação Permanente à Compressão, NBR 19783.

2. Propriedades originais
2.1 Dureza Shore, A/Pontos/1. % Obtido: 60 – Especificado: 60 + / – 5
2.2 Tensão de ruptura à tração, MPa. % Obtido: 14 – Especificado: 12 MPa (Min)
2.3 Alongamento de ruptura à tração, % Obtido: 700 – Especificado: 350% (Min)

3. Deformação permanente à compressão
3.1 DPC à 22H/100ºC, % Obtido: 15 – Especificado: 25 (Max)

4. Envelhecimento acelerado em estufa 72H/100ºC.
4.1 Var. Dureza Shore, A/Pontos/1. % Obtido: 60 Especificado: 60 + / – 5
4.2 Var. Tensão de ruptura, % Obtido: 14 Especificado: 12 MPa (Min)
4.3 Var. Alongamento de ruptura, % Obtido: 700 Especificado: 350% (Min)

Rastreabilidade Total da Produção

  1. Rastreabilidade do aço
  2. Corte e dobra separado por lote
  3. Armadura devidamente etiquetada
  4. Liberação de Concretagem
  5. Armazenamento e tagueamento
  6. Databook Digital completo

Controle de Qualidade

  1. Todos nossos fornecedores são  catalogados e  devidamente  certificados
  2. Testes e ensaios tecnológicos em  todo material  utilizado na  fábrica
  3. Análises químicas e físicas em todo  agregado do  concreto
  4. Constante monitoramento e correção da  umidade
  5. Todo concreto fabricado, passa  por ensaios ainda  fresco
  6. Rompimento de corpo de provas com 24 Horas, 3 Dias, 7 Dias e 28  Dias, pelo menos.

Documentação de Qualidade

  • Concreto: Compressão axial de corpos de prova / Moldagem de corpos de prova – NBR-5738 / NBR-5739;
  • Análise de agregados NBR-7211;
  • Certificado de qualidade do aço – NBR-7481 e NBR-5916, emitido pelo fabricante;
  • Relatórios de ensaio de cimentos – Análise química e resistência à compressão, emitidos pelo fabricante;
  • Data-book digital em até 60 dias após o rompimento do ultimo corpo de prova.

Selo de Excelência ABCIC Nível 2

Associação Brasileira da Construção  Industrializada de Concreto

O Selo De Excelência Abcic, é um programa criado em 2003,  elaborado e direcionado para o setor de pré-fabricados de concreto  que busca classificar as empresas em 3 níveis e fixar a imagem do  setor, de acordo com padrões de:

  • Tecnologia, Qualidade e Desempenho
  • Qualificação Empresarial
  • Compromisso com a Segurança do Trabalho
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Ambiental